Dia a dia vivendo com autista em ISRAEL.

Dia a dia vivendo com autista em ISRAEL.

Muitas pessoas têm muito receio ou ate mesmo medo de cuidar ou conviver com pessoas autistas, e muito compreensível, para muitas pessoas e uma situação complicada pois depende muito do grau de autismo da pessoa.

Na minha experiência eu não tenho nenhum familiar autista, e tive uma experiencia bem tensa com uma pessoa autista quando criança, mas eu me voluntariei em um programa de pessoas autistas em Israel.

O trabalho não é difícil o complicado e o idioma e algumas tradições, mas o trabalho e muito simples, temos que cuidar de pessoas de idade adulta, auxiliar os trabalhadores que estão lá.

Quando você chega no local que chamamos de HOSTEL é como uma casa onde os amigos (como nós chamamos as pessoas autistas) moram, no local onde realizei meu trabalho voluntário, tinha 3 casas, em cada casa vivem cerca de 6 amigos, e cada uma tem um nome ou uma cor, e  cada uma delas tem um nível de autismo, então na casa onde trabalhei o nível de autismo era baixo, mas eu trabalhava em todas as casas, cada dia em uma casa diferente.

Meu dia começava as 6:00 da manha nos ajudamos os trabalhadores a acordar os amigos, ajudava se vestir e depois nos servimos café com leite e pão, depois eles sentavam na sala para esperar para ir a escola (hadassim), no meu caso onde eu trabalhava tinha uma van que ia todos os dias buscar os amigos no hostel para a escola, enquanto os amigos estavam na escola nós tínhamos o dia livre, ate a 3:30, quando eles voltavam da escola pro hostel.

  Neste período do dia nos podíamos ir a praia, ou mercado, nós íamos conhecer alguma cidade ou lugar diferente, normalmente íamos para tel aviv para praia e no mercado, ou feirinhas.

No retorno para o hostel, nos iniciávamos outra parte da jornada, nos recebemos os amigos e fazemos as atividades com eles, cada dia eles têm um cronograma de atividades e nos temos que seguir as atividades daquele dia, cada dia durante toda semana tem um cronograma específico.

  Exemplo todos os dias eles praticam esporte, todas as terças eles têm atividade com artes, as quartas eles recebem visita de uma cuidadora de animais e levam os animais para passear e interagem com eles, e muito divertido e diferente.

Depois das atividades nos servimos a janta e ajudamos eles a ir dormir, auxiliando a escovar os dente se for preciso, o mais importante era ajudar eles a serem independentes, então era muito importante acompanhar e orientar cada um deles quando fosse preciso, lembra-los de fazer suas tarefas.

Quando finalizamos tudo nos íamos para o quarto descansar, fazia janta ou ate nos saiamos pra comer alguma coisa, normalmente nosso horário terminava as 20:00 mais tudo dependia de como vai correr o dia, se precisasse ficar um pouquinho mais tempo para finalizar algo, nos finalizamos e terminávamos o dia!…agora era pra se preparar para o próximo dia.

Mesmo tendo a manhã toda ate a 3:30 da tarde livre nos ainda tinha 2 dias livres na semana para descansar, viajar, fazer Camping, que e bem bacana.

Depois vou fazer um post falando sobre passeios e dicas de onde ir, e como fazer para conseguir passeios baratos ou até gratuitos, dicas de lugares e hostel que valem a pena, ate mesmo melhores lugares para acampar e dormir na paria!!…

Espero que tenham gostado, e só para lembrar eu faço isso como uma forma de compartilhar meu dia a dia como voluntária eu não sou blogueira nada neste segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *